quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DICAS PRÁTICAS...Rue Cler


Hoje eu vou falar de uma das ruas mais fofas de Paris, a rue Cler, que fica no 7éme.

Para quem é estudante e mora pelo bairro, essa rua é muito boa para fazer compras de frutas e queijos e ainda aproveitar para caminhar já que lá nao se passam carros....
Também tem farmácias, livrarias, boulangeries, uma Phone House -que é uma loja para comprar aparelhos celulares (pós e pré pagos) e com possibilidades de planos diferentes em operadoras distintas- além de vários restaurantes gostosos, como o Cafe Central, Petit Cler e o Tribeca (36, rue Cler) que eu adoro (e que a Bia Furtado citou no PARISIANDO AVEC...)!

Vale a pena passear nessa rua... ela é uma travessa da famosa Rue Saint Dominique (que corta os Invalides), sentido Torre Eiffel.



(36, rue Cler)


Espero que tenham gostado!

Bjos

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COOL PARIS...Museu Jacquemart-André


Parvis du musée
O museu...


Esse museu é demais! E a história mais ainda....


A Nélie Jacquemart era uma pintora super renomada e, quando foi pintar o quadro do Edouard André (que era herdeiro de uma das maiores fortunas da França) eles se apaixonaram e casaram (1881). Daí, compraram uma mega casa (5700 m²) perto do Arco do Triunfo, onde hoje fica esse museu particular.

O casal

A vida toda eles colecionaram obras de arte (de 1864 até 1912), que eles compravam pelo mundo todo. Eles chegavam a passar 6 meses viajando pela Itália, Ásia,... adquirindo novas obras.


O endereço é 158, Boulevard Haussman (metro Mirosmenil) e o site do museu é http://www.musee-jacquemart-andre.com/fr/home

Entrée du Musée

O lugar é gostoso tanto para quem gosta de artes mais dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e um pouco do XIX, até para quem simplesmente queira ir tomar um chocolate quente/chá/café em um restaurante delícia que tem lá no museu. O buffet de doces também não deixa a desejar...


Buffet
Os doces delícia


Espero que tenham gostado!


Bjo


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PARISIANDO AVEC... Bia Furtado

Em St Michel, perto de St Germain.
A Bia fez a mesma faculdade que eu em Paris, a Université Paris-Dauphine.
Caímos em algumas classes juntas e ficamos muito amigas...eramos as únicas brasileiras do curso do "Magistère de Gestion" que fizemos. 
Tinham poucos gringos, o que foi bom para conhecer mais profundamente a cultura francesa...


Quando você morou em Paris?
Bia: De agosto 2010 até junho 2011.

-Por que você foi?
Bia: Para ter uma experiência internacional e aprimorar o francês. Estudei na Université Paris-Dauphine!

-O que você mais gostou?
Bia: Dos amigos que fiz.

-O que você menos gostou?
Bia: Do custo de vida.

- Um passeio:

Bia:Trocadero à noite.
- Uma balada:
Bia: Soirée na casa de amigos.  (P:Os franceses são muito mais de fazer festinha- as soirées- nas suas casas do que propriamente saírem para a balada. Cada convidado deve levar uma bebida alcoólica !)

-Um piquenique:
Bia: Invalides.

-Um museu:

Bia: L'orangerie.

-Um restaurante:
Bia: Tribeca. (P: Esse restaurante é TOP e muito barato...cada prato sai em média 13 euros e é um restaurante delícia, tanto para ir almoçar quanto jantar! Ele fica no 7eme, na 36 rue Cler...eu sempre pedia a salada "Folle" que vem cogumelos, frango, cenoura,...é um restaurante bem estudantil! Vale a pena! Também para quem quiser, você pode pedir ao garçom um IPAD e ficar usando enquanto come...muito gostoso!)

Espero que tenham gostado!!
Bjos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SE BALADER... La Mosquée de Paris

Esse post será dedicado à duas amigas minhas: Kenza Lachachi, que é marroquina e me ensinou muito sobre a cultura muçulmana e Luisa Faldini, minha amiga franco-brasileira com quem eu fui pela primeira vez na Mosquee!

La Mosquée de Paris


Para quem gosta da cultura muçulmana, dos chás do Oriente ou pelo menos de fumar um narguile a ceu aberto, não pode deixar de conhecer a mesquita de Paris.


Chá de menta e narguile na Mosquée...


Essa mesquita de Paris é a maior da França e a terceira maior da Europa. Vale muito a pena ir... fica perto do Jardin des Plantes, lá no 5eme (39, rue Geoffrey Saint-Hillaire). A parte de fora é a mais agradável para se passar a tarde...o garçom fica passando com uma bandeja cheia de chás de hortelã e você vai pegando. É possível também pedir um narguile de maçã, canela, menta,...
É realmente muito agradável!
No lado de dentro, é possível almoçar/jantar...também tem uma lojinha com vários objetos e lenços para comprar.

Os docinhos são incríveis também! Os mesmos que vendem no mercado de especiarias em Istambul...

É possível agendar uma massagem lá, para quem gosta! Mas, para isso é melhor ligar (01 43 31 38 20).



O site da mesquita é esse para infos mais específicas sobre preços etc...
http://www.la-mosquee.com/htmlfr/entreefr.htm

Espero que tenham gostado e não deixem de ir lá!!

Bjos


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DICAS PRÁTICAS... Metrô e RER

 Para quem vai morar em Paris, uma das primeiras coisas cruciais a se saber é como funciona o metrô e o RER!


E é muito simples.


O horário de funcionamento varia de acordo com a linha, mas na média abre as 5:30 da manhã e fecha as 23:30 nos dias de semana, e nos finais de semana abre as 5:30 e fecha meia noite, 1:00....

Mas, quando tem eventos na cidade, tipo a "Fête de la musique", o metrô funciona 24hrs. Mas já é mais raro!!

Acho o metrô de Paris muito bom logisticamente....são 14 linhas de metrô + 5 linhas de RER. É tão prático que tem lugares que você tem pontos de metrô pertinhos uns dos outros (como na Champs Elysee que tem 4 pontos- Charles de Gaulle Etoile, George V, Frankling Roosevelt e Champs Elysee Clemenceau). No entanto, deixa a desejar no quesito limpeza...Embora os franceses não se incomodem de comer uma baguete lá dentro!

O RER é o trem urbano de Paris. Além dele se locomover por dentro da cidade, ele te leva para lugares mais afastados como Versailles, o aeroporto Charles de Gaulle, Giverny,...

Quando você quiser se locomover para algum lugar (dentro ou fora de Paris) e não sabe que paradas fazer de metrô/RER, tem esse site MUITO bom que explica exatamente as baldeações, quanto tempo leva, etc. http://www.ratp.fr

RER Paris


Outra coisa para quem vai morar lá (por mais de 1 mês) é que facilita muito fazer uma carteirinha mensal (a única coisa que precisa é uma fotinho 3X4)!
É só ir dentro mesmo do metrô, na cabininha de informações, e pedir para o funcionário. Sai tipo 60 euros por mês e você usa ilimitado. Eu sei também que se você for morar mais do que um ano, esse preço se reduz muito...acho que quase pela metade!

DICA: cuidado em pegar o metrô das 9hrs às 10 hrs da manhã.... às vezes fica tão cheio que você não consegue entrar no vagão e corre o risco de perder seu compromisso!

metrô Paris


Qualquer dúvida/sugestão mandem email: parisiando.contato@gmail.com

PS: obrigada pelos emails que já andei recebendo!!

Bjos

terça-feira, 22 de novembro de 2011

COOL PARIS...Le Caveau de la Huchette

Esse sem dúvida era um dos meus lugares preferidos em Paris...

Para quem gosta de jazz, beep bop ou dançar não pode deixar de conhecer esse lugar!!

O Caveau de la Huchette é um clube de jazz que funciona todos os dias da semana, no bairro latino (perto da Notre Dame de Paris, em St Michel). O endereço é 5, rue de la Huchette- metro ou RER St Michel).
O lugar é super charmoso...a construção é do século XVI (mas só virou clube de jazz mesmo no séc XX). Muitos artistas renomados já tocaram lá nos anos 60, 70 e 80.
Você chega lá, desce uma escada e entra em uma mini caverna...lá que as bandas ao vivo tocam todos os dias a partir de umas 22 hrs. Cada semana tem uma banda diferente. No meio dessa "caverninha" as pessoas dançam...Sexta e Sábado é muito lotado e o público é meio turista. O meu conselho é ir domingo, quarta ou quinta, que eram os dias que eu mais gostava....Se voce não sabe dançar jazz, não tem problema!! Principalmente para as mulheres, sempre terá alguém te convidando para dançar. Nos dias de semana, muitos profissionais de dança vão lá e dão show. Ou se não você pode sentar em uma mesa, pedir um vinho e curtir o show ao vivo!




Eu fiquei tão encantada que cheguei a frequentar umas aulas lá mesmo que acontecia às segundas e quartas às 18 hrs (para quem se interessar, a mensalidade do curso é em média 150 euros e o ideal é arranjar um par para fazer com voce...).  


O público que frequenta esse lugar normalmente é uma faixa etária mais adulta....Mas vale a pena!! 


Espero que tenham gostado!!

O telefone de lá, caso queiram mais infos, é 01 43 26 65 05.

domingo, 20 de novembro de 2011

PARISIANDO AVEC...Adrian Moll

Piquenique nos Invalides

Conheci o Adrian há muito tempo aqui em SP! Ele esta fazendo engenharia e, como sabia que ele estava na França, convidei ele pro meu piquenique de aniversário nos Invalides. E ele foi!!




Quando você foi morar em Paris?
Adrian: Morei em julho e agosto de 2010 e de maio a dezembro de 2011.


Por que você foi?
Adrian: Estágio.



O que você mais gostou?
Adrian: As velibs, os parques, as praças e a vida cultural.




     
          Giverny
O que você menos gostou?
Adrian: A sujeira e o descuido com metros e trens.

Um passeio:

Adrian: Casa e jardins de Monet em Giverny. (P: para quem não sabe, Giverny fica pertinho de Paris - dá até para ir de RER - o trem urbano de Paris-. Vale muito a pena. A maior atração lá é o jardim e a casa de Monet...o jardim é INCRÍVEL e é demais ver o famoso lago das ninféias... você se sente dentro de um quadro do Monet!).     


Uma balada:
Adrian: Show Case, embaixo da Ponte Alexandre III. (P: vale a pena ir no Show Case muito pela beleza do lugar... como o Adrian falou, esse lugar fica exatamente embaixo da Ponte Alexandre III- que é aquela bonita cheio de anjos dourados em cima, que liga os Invalides com o Grand e Petit Palais).



Show Case
Um piquenique:
Adrian: Dois na verdade. No parque do Château de Fontainebleau e nas margens do Sena, perto da Notre Dame.

Um museu:
Adrian: D'orsay. (P: também é o meu museu preferido...e acho que de todo mundo que ama o Modernismo, Impressionismo ou o Pós-Impressionismo, de 1848 até 1915 mais ou menos. Lá, tem uma coleção fascinante, desde o polêmico Manet- que provocou toda uma ruptura com a arte romântica- até Degas, Cezanne, Monet, Van Gogh...Um dia não é suficiente para aproveitar todo o acervo do museu. Ainda mais se tiver alguma exposição. Uma idéia para compreender melhor o museu é comprar um livro que explica um pouco sobre, ler , e daí ir.)

Um restaurante:
Adrian: Chez Gladines (que é uma brasserie Basca).

Espero que tenham gostado!

Qualquer dúvida/ sugestão mandem email para parisiando.contato@gmail.com

Bjos




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

COOL PARIS: Le Tourville

Esse post vai ser em homenagem a Gio, minha super companheira de Tourville.



O Tourville é um restaurante no 7eme super gostoso. Seja para tomar café da manhã, seja para almoçar, seja para sentar a tarde e ler uma revista ou até jantar e fazer um esquenta pra balada.

Ele tem uma parte gigante aberta que, principalmente nos finais de semana, bomba de gente bonita!






 Toda vez que fui nao deixei de pedir a burrata com tomate de entrada......

O endereço de lá é 16, Avenue de Tourville (metro École Militaire). A localização é ótima, pertinho do jardim da Torre Eiffel.


Qualquer dúvida, entrem em contato!

Bjos

SE BALADER: Mercado de Pulgas

Um passeio também bem bacana de se fazer em Paris é passar um sábado, domingo ou segunda no Mercado de Pulgas (Marche aux Puces). A tradição é ir ao domingo!

Bom, ele é o maior mercado de pulgas do mundo e fica na “Porte de Clignancourt”(18eme), que é meio subúrbio de Paris (olhando o mapa, para o norte). Eu fui de metro (final da linha 4) e achei muito fácil chegar lá (mas até que demoradinho...).



Lá, vocês vão encontrar de tudo. Desde cacarecos made in china e brechós com roupas usadas, até antiguidades, tecidos e bolsas Chanel. Eu faço coleção de xícaras de chá, então fui lá procurar algumas da marca francesa “Limoges”.

O negócio é tirar um dia para explorar bem os três mercados que existem dentro do Mercado de Pulgas. Tem que fuxicar mesmo !!



No filme “Meia noite em Paris” (Minuit a Paris), do Woody Allen, algumas cenas são filmadas lá (vide foto). Para quem não viu, vale muito a pena ver. O lugar onde essa mulher trabalhava no filme é um dos lugares que mais gostei do mercado. Achei muitas louças antigas, quadros, pôsteres, lenços... Um charme. Cada vez você vai entrando em uma rua estreitinha nova e descobrindo alguma coisa diferente...



Espero que tenham gostado!

Bjos

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DICAS PRÁTICAS: La Grande Épicerie

La Grande Épicerie é um mega supermercado ao lado do Le Bon Marché, no 7eme (8, Rue de Sevres, metro Sevres-Babylone).

No mapa, ela está onde eu fiz um X em vermelho:


Eu resolvi dar uma atenção especial para esse supermercado porque ele é diferenciado. Sim, ele é bem mais carinho do que se vc comparar com um Cassino ou afins, mas proporciona comidas, queijos, bebidas, frutas, verduras, cereais da melhor qualidade... Concordo que para um estudante morando em Paris, não há sentido em fazer seu supermercado semanal lá! No entanto, quando quiser dar uma diversificada, experimentar coisas novas (até pratos prontos que lá tbm tem...e deliciosos), sugiro ir na Epicerie. Vale a pena...



E para quem gosta de produtos naturais, lá também tem uma parte toda focada nisso.
Também tem uma parte só de queijos bem no centro do supermercado...com muitos tipos e a um preço muito melhor do que no Brasil.





A Épicerie funciona de segunda à sábado das 830-22hrs!

Espero que tenham gostado!!

Bjos

COOL PARIS: Rosa Bonheur

Um lugar super descoladinho que conheci em Paris foi o Rosa Bonheur (2, allée de la Cascade). Ele é um restaurante/bar/baladinha que fica dentro de um parque no 19eme (o Parc des Buttes Chaumont), meio afastado do centro. Olhando aquele mapa que eu mostrei, o Rosa Bonheur fica onde eu fiz um X em vermelho.

Ele foi criado no final do século XIX e a proposta dele é muito bacana: você se sente em um piquenique entre amigos.

No Rosa, tem várias mesas dispersas ao ar livre, e também se tem um espaço coberto com um bar e lugares para comer. O cardápio é simples: queijos, foie gras, champagne, vinhos (lógico), diversos tipos de patê e, é claro, muita baguete.


O lugar funciona a partir do meio dia (até altas horas da manhã), de quarta a domingo, e não é muito frequentado por turistas. Acho que o mais legal é ir na primavera-verão.

Se forem cedo, o público é mais familiar...a partir de umas 19h, já se torna mais jovial.... beeeeem legal.

O bacana também é ficar de olho se vai ter alguma festa/ show... Quando eu fui, foi o dia da "Festa da Música" em Paris (em junho) e assisti shows incríveis lá (comendo a minha baguete).

Uns vídeos para vocês terem uma idéia:

O público é bem eclético e, de um modo geral, as pessoas são bem bonitas. A balada mesmo ocorre dentro da casa normalmente!


Vale a pena conhecer uma noite cool parisiense....

Qualquer dúvida, entrem em contato!

Bjos


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PARISIANDO AVEC...Gio Rossi



A Gio morou 6 meses em Paris na mesma época que eu!! Ela é uma grande amiga minha e sempre gostou muito da culinária (mesmo estudando algo totalmente diferente disso).
Eu que tive sorte de morar em Paris na mesma época que ela e pude experimentar vários dos seus pratos maravilhosos....


Quando você morou em Paris?
Gio: Primeiro semestre de 2011
.

-Por que você foi?
Gio: Estudar francês e fazer um curso de gastronomia no Cordon Bleu.

-O que você mais gostou?
Gio: Da liberdade e da vivência dos franceses.

-O que você menos gostou?
Gio: A antipatia dos franceses.

- Um passeio:
Gio: Piquenique nos Invalides.




- Uma balada:
Gio: Matignon. (P:é um restaurante-balada na 3, av. Matignon, pertinho da Champs Elysee...a faixa etária é mais ou menos uns 25 anos. A música é muito boa, as famosinhas. Um dos caras da porta fala portugues e adora brasileiros, chama Calo Ospina. Para entrar sem dor de cabeça na balada, é bom reservar uma mesa antes no restaurante para jantar ou tomar uns drinks. Como em toda balada parisiense, os seguranças podem ser bem chatinhos...).
Museu Pompidou








































-Um piquenique:
Gio: No jardim dos Invalides.

-Um museu:
Gio: Pompidou. (P:museu de arte contemporânea lá no Marais-o bairro descoladinho que falei, fiquem atentos às exposições. Em cima do museu tem um lugar delícia para tomar um drink ou almoçar...chama Georges. À saber: Georges Pompidou foi um presidente da França. O endereço é 19, rue Beaubourg).


-Um restaurante:

Gio: L’Arc. (P:além de um restaurante, é balada. Os seguranças da porta são meio chatinhos para entrar, o esquema é reservar uma mesa pro jantar e ir depois direto pra balada...se não eles sempre implicam. Para mim -Patrícia- é uma das melhores baladas de Paris, com uma música TOP! O endereço para quem quiser é 12, rue de Presbourg-pertinho do Arco do triunfo. Aliás, muitos famosos, como jogadores de futebol, frequentam o restaurante e a balada.)


larc paris restaurant and nightclub 1 L’Arc Paris: An amalgamation of the exuberant and the elegant!
L'Arc restaurante




L'Arc balada


Espero que tenham gostado!


Bjo

SE BALADER: Marais

Domingo é dia de ir no Marais.
Em Paris, não é que nem em SP que tudo funciona até tarde, todos os dias da semana.
Lá, o único bairro que tem as lojas/restaurantes/bares abertos aos domingos é o Marais- o bairro mais descolado de Paris. Suas pracinhas ficam sempre lotadas...ainda mais quando está Sol.

       


Vou dar destaque aqui à Place de Vosges  (antiga Place Royalle) que era um dos meus lugares preferidos lá (perto do metro St Paul, linha amarela)!

Um amigo meu francês, David, levou me no começo do intercâmbio para conhecer uma "passagem secreta" que fica ao lado da praça. Ela se encontra em um dos 4 cantos da praça (se eu não me engano, se vc ficar de costas para a rua que você chegou, a passagem vai estar no canto direito da frente: ela dá para um jardim muito bonito!).
A praça já é um charme por si só- é a praça mais antiga de Paris, construída no séc. XVII e muitos famosos já moraram por lá, como o escritor francês Victor Hugo e o duque e político francês Cardeal Richelieu. Hoje, a praça é cercada por várias galerias... é muito rico ficar por lá. (Essa foto ao lado é no jardim escondido que eu falei).


Gostoso também no Marais é passear pelas sinagogas, hotéis particulares e outros museus, como o Carnavalet, (que sempre esta com uma exposição nova) e comer em alguma tendinha um faláfel delicioso (espécie de sanduíche judaíco)...vale a pena! Eu gostava de ir comer o sanduíche, depois comprar um sorvete e ia ler um livro na Place de Vosges!



Legal também é se perder por esse bairro tão cheio de surpresas e passear nas lojinhas cools que tem por lá. Além das marcas francesas clássicas como Zadig Voltaire, Comptoir de Cotonnier,... vão ter umas muito estilosas totalmente desconhecidas, além de brechozinhos expalhados.







Essa foto eu tirei lá no Marais, pertinho do museu Pompidou.



Espero que tenham gostado!


Qualquer coisa mandem email para parisiando.contato@gmail.com




Bjos

DICAS PRÁTICAS: logística

Para vocês que estão indo morar em Paris, é importante ter uma idéia de como funciona a logística da cidade.
E é bem simples. Funciona como um caracol (indo do bairro 1ere -primeiro- até o 20eme-vigésimo).
Cada bairro tem alguma coisa especial, por exemplo, no 7eme temos a Torre Eiffel e os Invalides. No 1ere temos a Champs Elysee. A Place de Vosges está no 4eme (mais conhecido como o Marais).
Entendendo como o bairro funciona, fica muito mais fácil de locomover de velib (a bicicleta que voce aluga nas ruas de Paris), metro, ônibus, a pé...

PARISIANDO AVEC...Carol Pinheiro



Bom, eu vou fazer esse “PARISIANDO AVEC” para tentar mostrar a experiência (um pouco superficial, mas ok) das pessoas que moraram em Paris mais do que 1 mês! Vou colocar algumas perguntas e fazer algum comentário nas respostas, de forma a dar mais dicas/idéias para vocês.
Vou começar com a Cá:
A Carolina é minha amiga desde pequena! Estudamos juntas no colégio e nos reencontramos em Paris (ela morou por 1 mês lá enquanto eu estava). Ela ficou em St Germain e eu morava no 7eme, que é o bairro vizinho.
Toda vez que saímos meu estômago dói de tanto rir, não é surpresa que em Paris não tenha sido diferente!
.


-Quando você morou em Paris?
Cá: junho/2011

-Por que você foi?
Cá: Estudar francês

-O que você mais gostou?
Cá: Vivenciar o charme todo da cidade: os cafés, as livrarias, os restaurantes, o cinema, a vista da Sacre Coeur... e poder correr em lugares indescritíveis, como às margens do rio Senna, ou no Jardins de Luxemburgo, ou com vista para a Torre        Eiffel... e os piqueniques! (P: eu adorava comprar um crepe e ficar sentada na escadaria da Sacre Coeur escutando aqueles músicos que sempre ficam por la, admirando a vista).

-O que você menos gostou?
Cá: Turistas DEMAIS. Insuportável e estressante.

- Um passeio:
Cá: fora: Versailles
     em Paris: sair sem mapa e andar pela cidade toda, terminando com uma parada no Amorino pra tomar um sorvete. (P: Amorino é muito bom mesmo...no verão ele fica sempre cheio...abre até um temporário dentro do jardim das Tuilleries).

- Uma balada:
Cá: Les Planches.

-Um piquenique:
Cá: O do seu aniversário, pati, nos Invalides (vide foto acima)! E o que eu fiz com uns amigos franceses no Jardim de Luxemburgo.

-Um museu:

Cá: Rodin (P:o museus é demais mesmo, tem uma das portas do inferno do Rodin, além de várias outras esculturas famosas, como "O Beijo" e "O Pensador"...é gostoso também ir almoçar lá...tem um jardim incrível! O endereço é 79, rue de Varenne...fica pertinho dos Invalides.)

-Um restaurante:
Cá: Aquele no Marais Pati (rue Vieille du Temple, na esquina com a pracinha), com umas comidas orgânicas sabe? (P: é uma delícia mesmo...pedi uma salada niçoise (que vem atum, salmão, ovo, muito alface, tem muito por Paris...) que estava muito gostosa. Lembro também que alguém pediu uma salada de queijo de cabra (chevre chaude), que ele vinha meio gratinado...hmmm..vale a pena!)

INTRO

Olá a todos,

Decidi criar um blog porque cada vez mais as pessoas estão escolhendo Paris como lugar para morar. Muita gente me pede dicas daí resolvi colocar tudo em um lugar só!

Como sabemos, a França é um país muito burocrático e cheio de regras sociais...mas também com um lado todo misterioso, romântico e cultural.

Ao longo do blog eu vou contanto algumas experiências que eu tive, e dicas também... Vou tentar também agregar experiências de quem já morou por lá para contar um pouquinho do que é viver em Paris.

Para tentar deixar a visualização mais fácil, eu dividi o blog em 4 partes principais:

-PARISIANDO AVEC (entrevistas com quem morou ou mora lá);
-COOL PARIS (lugares diferentes dos usuais para ir);
-DICAS PRÁTICAS (para quem vai morar);
-SE BALADER (passeios por Paris);


Espero que gostem, e sintam-se a vontade para me mandar dicas/sugestões/dúvidas no email parisiando.contato@gmail.com


Bjos,
Patrícia.

Um vídeo para quem entende francês...